WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Covid-19: como higienizar alimentos para consumo?

Os alimentos crus, cozidos, fritos ou congelados podem estar contaminados ou serem recontaminados, o que torna necessário estar atento à higienização

Higienização de alimentos - imagem ilustrativa

Mesmo depois de algum tempo de pandemia, não é hora de deixar de lado os cuidados para se proteger contra a covid-19, doença causada pelo coronavírus e que já vitimou mais de 180 mil pessoas aqui no Brasil. Os alimentos servidos aos clientes, por exemplo, podem vir contaminados, devendo ser higienizados antes do armazenamento ou do preparo.

Cristiane Sampaio, professora do Curso CPT Higienização nas Indústrias de Alimentos, explica que em uma indústria de alimentos, a higiene é um dos fatores determinantes para o seu sucesso ou fracasso. Pensar e implementar estratégias levando isso em conta fará com que você tenha cada vez mais aceitação do seu produto e respeito no mercado consumidor.

Como os alimentos podem ser contaminados?

O coronavírus, SARS-COV-2, é um vírus de alta transmissibilidade e que consegue sobreviver por algum tempo em diversas superfícies. Lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel são medidas comprovadamente eficientes, além do distanciamento social.

Em relação aos alimentos, é possível que uma pessoa doente os tenha tocado, espirrado ou tossido bem próximo a eles, o que causa a contaminação. Além disso, alimentos que ficam em ambientes fechados, sem a circulação de ar também podem possuir o vírus. Ao comprar alimentos de fornecedores, é fundamental que eles sejam higienizados antes de ir para a sua prateleira.

Caso você apresente algum sintoma, deve parar a sua atividade imediatamente e buscar um médico para que se realize o teste, pois a manipulação de alimentos deve ser feita apenas por pessoas que estejam saudáveis. Vale ressaltar que higienizar os alimentos não elimina apenas a possibilidade de contágio do coronavírus, como também de outras doenças virais, fúngicas e causadas por outros microrganismos patológicos.

Higienizando os alimentos

Primeiros passos

Antes de manusear quaisquer alimentos, higienize suas mãos e as bancadas, pias, louças e outros utensílios que serão usados no processo de preparo. Geladeiras, fogões, fornos e outros eletrodomésticos também têm que ser higienizados com regularidade.

Alimentos crus

Alimentos crus podem ser higienizados a partir da remoção de folhas externas ou danificadas, separando-as, lavando-as com água filtrada e deixando-as em imersão em uma solução de água sanitária por 15 minutos, lavando-as após esse período. Vegetais não folhosos e frutas podem passar pelo mesmo processo. Há uma solução de água sanitária própria para essa finalidade – água sanitária composta com outras substâncias não deve ser utilizada.

Alimentos cozidos, assados ou fritos

Alimentos que serão preparados a partir do calor ficam livres do vírus quando preparados corretamente, mesmo que ele esteja presente no produto cru. Entretanto, o que deve ser evitado é a recontaminação que pode ocorrer após o aquecimento, sobretudo se o alimento não for mais ser aquecido antes de ser consumido. Alimentos já preparados não devem entrar em contato com alimentos crus, de forma a evitar a contaminação cruzada.

Embalagens

Todas as embalagens de alimentos industrializados devem passar por uma higienização superficial, que pode ser feita com álcool gel ou com água e sabão, com o auxílio de um pano úmido. Recipientes vedados, como os dos alimentos enlatados também devem receber o mesmo tratamento. Alimentos congelados devem ser desinfetados antes de irem para o congelador e devem ser consumidos o mais rápido possível quando forem descongelados, cuidando para que não entrem em contato com outros alimentos que ainda não tenham sido higienizados.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Segurança Alimentar:

Higienização nas Indústrias de Alimentos
Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes – Treinamento de Manipuladores de Alimentos
Segurança Alimentar em Supermercados

Fonte: Alimentação em Foco – alimentacaoemfoco.org.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!