WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Eletricista? Conheça a importância do barramento elétrico

O barramento elétrico funciona como distribuidor de fase, de aterramento ou de carga neutra. Pode ser utilizado em painéis elétricos, como quadros de luz e tomadas, quadros de distribuição e disjuntores

Eletricista? Conheça a importância do barramento elétrico   Artigos CPT

A instalação elétrica é um sistema bem complexo, em que cada peça tem a sua função essencial para que tudo funcione corretamente e você consiga fazer as tarefas mais simples do seu dia a dia. Cada material é dependente do outro. Para que seja possível carregar o seu celular, é preciso que na tomada passe corrente elétrica. Para isso, a fiação elétrica deve ser instalada de maneira adequada. Já as caixas e quadros de luz facilitam a organização desses fios na instalação.

Enfim, chegamos ao barramento elétrico. "Responsável pela distribuição de tensão e corrente elétrica dentro de um sistema, o barramento elétrico é uma peça fundamental para a instalação. Ele funciona como distribuidor de fase, de aterramento ou de carga neutra, e pode ser utilizado em painéis elétricos, como quadros de luz e tomadas, quadros de distribuição e disjuntores", explica Alex de Freitas Bhering Cardoso, professor do Curso CPT Capacitação de Eletricista - Instalação de Circuitos Elétricos Residenciais e Prediais e Padrão de Entrada.

Geralmente os barramentos são feitos de cobre, por ser um bom material condutor de eletricidade, e as conexões entre cada peça do barramento elétrico são realizadas através de parafusos. O ideal é que um profissional eletricista faça a instalação. Junto com o profissional responsável pela obra ou reforma, serão decididos quais os materiais necessários e quais especificações precisam ser seguidas.

Principais tipos de barramento elétrico


• Barramento terra: Esse tipo de barramento elétrico tem como função a proteção das pessoas, garantindo mais segurança na instalação. Ele “leva” possíveis fugas de descargas elétricas para o solo, eliminando os riscos de acidentes.
• Barramento neutro: Já o barramento neutro é responsável pela ligação dos circuitos. Ele faz a ligação, através de fios e terminais, entre o ponto zero de cada circuito, ou seja, nos pontos de diferença de potência entre as fases de um quadro. A distribuição elétrica fica mais funcional e segura.
• Barramento fase: O barramento elétrico de fase faz a distribuição da corrente elétrica para os circuitos, sendo que um dos tipos mais utilizados é o barramento tipo pente.
• Barramento tipo pente: O barramento tipo pente é como uma régua metálica revestida por um plástico isolante. Dessa régua saem alguns “dentes” para encaixar em vários disjuntores de uma única vez. Assim, todos os disjuntores conectados no barramento tipo pente ficam energizados juntos, sendo possível fazer as derivações necessárias.

O barramento pente é utilizado na instalação do quadro de distribuição, sendo um apoio para os disjuntores, limitando seus espaços e ajudando a mantêlos devidamente organizados e seguros. Os barramentos tipo pente podem ser monofásicos, bifásicos ou trifásicos.

De maneira geral, cada barramento é utilizado para atender às especificações de cada tipo de condutor (fios e cabos elétricos). Por isso é tão importante, por exemplo, o uso de um barramento elétrico específico para condutores neutros e outro para condutores terra. Dessa forma, para escolher o modelo mais adequado, é preciso compreender quais são as especificações técnicas do projeto e do imóvel.

Na prática, também é adequado utilizar sistemas de barramento independentes por medida de segurança. Isso pode evitar um curto-circuito, limitar as possibilidades de acidentes e ainda facilitar a identificação e a correção de possíveis erros na instalação.

É essencial ter o dimensionamento do barramento elétrico, por isso a importância de contar com um bom projeto elétrico e com o trabalho de um profissional qualificado que siga as especificações do imóvel e do cliente.

Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Eletricista? Conheça as causas e as consequências do choque elétrico

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!