WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Não tome choque! Aprenda sobre o circuito elétrico

Circuito elétrico pode ser definido como o caminho a ser percorrido por uma corrente elétrica que sai de um ponto e retorna ao mesmo ponto depois de passar por cargas elétricas e realizar o trabalho

Não tome choque! Aprenda sobre o circuito elétrico   Artigos CPT

Um circuito elétrico pode ser definido como o caminho a ser percorrido por uma corrente elétrica que sai de um ponto e retorna ao mesmo ponto depois de passar por cargas elétricas e realizar o trabalho, explica Alex de Freitas Bhering Cardoso, professor do Curso CPT Capacitação de Eletricista - Instalação Elétrica de um Prédio Residencial.

As cargas elétricas, por sua vez, estão presentes em equipamento de consumo, como chuveiros, lâmpadas, computadores, carregadores de celular, liquidificadores, etc., e o trabalho realizado pela energia elétrica em cada um deles dependerá das características funcionais do próprio aparelho.

Caso uma habitação tivesse apenas um circuito para alimentar todas as cargas elétricas nela contidas, além de tornar mais trabalhosas as manutenções, as bitolas dos condutores, e consequentemente dos eletrodutos, teriam que ser muito grossas para suportar a demanda. Assim, por segurança, economia e praticidade, divide-se o sistema elétrico de uma casa em circuitos, sempre seguindo as normas da concessionária local. A divisão dos circuitos é feita no QDC e sempre vem especificada no projetoelétrico. Portanto, a análise de um projeto elétrico sempre deve começar pelo QDC.

Praticamente não há diferença entre um QDC de uma casa e de um apartamento, de modo que o que define o seu porte é o número de circuitos que irá conter, o que depende do tamanho e sofisticação da unidade habitacional: terão mais circuitos as edificações com mais tomadas, chuveiros e pontos de luz.

O eletricista encontrará no projeto elétrico informações sobre o número de circuitos, especificação dos disjuntores, bitola dos condutores, entre outros. Isso facilitará seu trabalho e o auxiliará a prever o tipo de instalação que será feita e o tipo de QDC a ser montado.

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- 6 dicas para instalar eletroduto de ligação entre pavimentos prediais

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profofissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!