WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Passo a passo para realizar uma instalação elétrica

O projeto elétrico precisa atender às regras da ABNT, sobretudo para não colocar em risco a vida das pessoas

Rede elétrica - imagem ilustrativa

Tarcísio Assunção, um dos professores do Curso CPT Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada, destaca que, atualmente, para se destacar no mercado de trabalho, um bom eletricista precisa apresentar algum diferencial, sem deixar de lado todo o conhecimento de que essa profissão necessita.

As instalações elétricas são essenciais na construção de prédios, residências e quaisquer edificações, haja vista que a eletricidade se tornou essencial para a vida humana. No entanto, o ideal é que, além de bem executadas, sejam sempre seguras, pois instalações elétricas mal realizadas podem colocar em risco a vida de muitas pessoas.

O primeiro passo a ser dado na construção de uma rede elétrica é a elaboração do projeto, que deve englobar todas as futuras instalações elétricas de uma edificação. Nele, define-se os locais onde os pontos de iluminação serão instalados, as tomadas, os interruptores e os circuitos, dentre outros.

O principal objetivo de uma instalação elétrica, além de fornecer a energia, é garantir a segurança das pessoas que viverão ou trabalharão naquele local. A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, define padrões para as instalações elétricas que devem ser seguidos, também com a finalidade de proporcionar ainda mais praticidade no uso de aparelhos elétricos.

Conceitos importantes na instalação elétrica

Antes de colocar a instalação em prática, é necessário que o eletricista conheça alguns conceitos como:

- Potência, que é uma grandeza física que mede a quantidade de trabalho realizado em determinado período de tempo;
- Watt, que é a unidade de medida de potência;
- E VA (volt-ampère), a potência aparente prevista, isto é, o que se espera para o circuito de energia.

Passo a passo para a instalação elétrica

- Planta da casa

A instalação elétrica deve ser planejada a partir da planta baixa da edificação que se deseja “eletrificar”. O imóvel possui dimensões que precisam ser conhecidas para que a rede elétrica esteja de acordo com o que a ABNT recomenda.

- Pontos de luz

Retomando parte do que já foi dito, a próxima etapa é a definição dos pontos de luz, ou seja, a definição dos locais onde serão instaladas as tomadas, o chuveiro, os ares-condicionados (quando houver) e outros aspectos. Ainda de acordo com a ABNT, é crucial seguir as regras da associação, que determina, dentre outras exigências, que ao menos um ponto de tomada deva ser instalado em banheiros, próximo ao lavatório.

- Tomadas de uso geral e específico

Seguindo com a instalação, o passo seguinte consiste na análise do VA de cada ambiente, para que o número de tomadas seja determinado. A partir disso, define-se a potência total de cada cômodo. São consideradas tomadas de uso geral aquelas feitas para a utilização com vários aparelhos eletrônicos; enquanto as de uso específico são, por exemplo, o ponto de energia do chuveiro.

- Potência total

Reunindo todas as informações de potência de todos os cômodos, determina-se a potência total das cargas, que é medida em watts e que será determinante para a instalação do disjuntos mais apropriado.

- Circuitos elétricos

Cada cômodo possui uma necessidade energética específica e, por conta disso, os circuitos devem ser criados, com a finalidade de atender a essas especificações. Na criação desses circuitos, é imprescindível levar em conta que cada disjuntor deve receber apenas um circuito para que possa funcionar de maneira segura e eficiente, sem ficar sobrecarregado.

- Dutos

Os dutos por onde passarão os fios elétricos sempre foram feitos internamente, passados por dentro das paredes. Essa é a forma mais comum de instalação deles, mas alguns estilos de decoração atuais permitem que eles sejam construídos de forma visível, como o industrial.

- Ligações elétricas

Por fim, o eletricista precisa checar todo o projeto e, caso tudo esteja adequado, dar início à instalação elétrica.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada
Capacitação de Eletricista – Instalação de Circuitos Elétricos Residenciais e Prediais e Padrão de Entrada
Capacitação de Eletricista – Instalação Elétrica de um Prédio Residencial

Fonte: Viva Decora Pro – vivadecora.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!