WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pizzaiolo: como fazer a pizza perfeita?

Muita gente sabe preparar uma pizza, mas será que todos sabem fazer uma pizza perfeita?

Pizza - imagem ilustrativa

Atualmente, as pizzarias deixaram de ser apenas locais visitados somente aos finais de semana e se transformaram em importantes estabelecimentos de alimentação. Elas se tornaram o “refúgio” de muitas pessoas, que, em função do pouco tempo disponível para fazer suas refeições, têm optado cada vez mais por uma alimentação mais prática, rápida satisfatória e saborosa.

Wilson Ferreira, professor do Curso CPT Treinamento de Pizzaiolo, ressalta que o cliente das pizzarias modernas busca, cada vez mais, aqueles estabelecimentos que sejam capazes de atender às suas necessidades, o que engloba, entre outras necessidades, um atendimento rápido e eficiente, as melhores condições de higiene, a variedade no cardápio e qualidade da pizza que será consumida.

Diferentemente do que a grande maioria dos brasileiros pensa, a pizza não surgiu na Itália. Acredita-se que os egípcios foram os primeiros povos a misturar farinha com água, produzindo uma massa bem fina e em forma de disco, que foi sendo aperfeiçoada ao longo da história até chegar à massa que conhecemos hoje.

A pizza foi trazida ao nosso país por imigrantes italianos e, desde então, popularizou-se e ganhou variações de sabores e formatos. Hoje, o Brasil possui aproximadamente 36 mil pizzarias espalhadas por todo o seu território, que produzem um lucro anual de aproximadamente R$22 bilhões.

Nesse contexto, estima-se que muitas pessoas saibam fazer pizza. Mas, será que todos esses sabem fazer uma pizza perfeita? Confira algumas dicas para não errar no preparo da sua pizza e conquistar seus clientes pelo paladar:

Sove a massa

Sovar a massa é um dos principais pontos que devem ser executados por todos os pizzaiolos. Isso porque, ao ser sovada, o glúten presente nela impede que os gases liberados pelo fermento “saiam” da pizza, permitindo que ela cresça. O ideal é que ela seja sovada por 10 minutos para ficar saborosa e crocante.

Divida a massa

Depois de sovada, a massa precisa descansar para que o processo de fermentação ocorra e para que sua textura fique adequada. Esse tempo de descanso deve durar aproximadamente 30 minutos e é importante dividir a massa em porções para que cada porção descanse “individualmente”.

Use a farinha de trigo

Para abrir a massa após o descanso, a farinha de trigo é uma aliada necessária, devendo ser polvilhada na superfície onde a massa, com o auxílio de um rolo, será aberta. Entretanto, deve-se observar a quantidade de farinha polvilhada para que a massa não incorpore muita e fique dura. Após a abertura dela, dê leves batidas para que o excesso de farinha saia.

Preaqueça a massa

Mesmo antes de colocar o recheio, faça alguns furos com o garfo por toda a massa para que ela não dê bolhas quando for assada e leve-a a um forno preaquecido por 5 a 10 minutos apenas para que fique levemente dourada antes de receber o recheio de sua preferência. Não a deixe passar os 10 minutos para que ela não fique seca.

Use molho de tomate

O molho de tomate é um ingrediente indispensável para as pizzas – com exceção das pizzas doces – e deve ser feito apenas com o tomate. Uma boa dica é fazer um molho de tomate caseiro, de forma artesanal e utilizando os temperos de sua preferência, garantindo um diferencial para a sua pizzaria.

Distribua bem os ingredientes

Por fim, deve-se evitar exageros na hora de rechear sua pizza. Ao colocar muito molho de tomate, a massa ficará meio mole; ao colocar muito recheio, ficará muito pesada. A palavra de ordem aqui é o equilíbrio. Os ingredientes do recheio devem estar bem partidos ou fatiados ou ralados e devem ser distribuídos regularmente.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Treinamento de Pizzaiolo
Como Montar e Administrar uma Pizzaria
Como Montar uma Pequena Fábrica de Pizza Congelada

Fonte: Tudo Gostoso – blog.tudogostoso.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!