WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tecido ósseo esponjoso entre as espécies animais. Há diferença?

Você é médico veterinário ou profissional da área e precisar saber um pouco mais sobre o osso esponjoso? Pois, bem, vamos lá. As imagens apresentadas abaixo são de uma lâmina com amostra de osso esponjoso retirada da costela de um cão. A observação foi feita através de lente microscópica objetiva com aumento de 40X.

Por que mordidas de cães são tão fortes?

As mandíbulas são derivadas dos primeiros arcos branquiais e são constituídas de duas metades, unidas na linha mediana. Observando a metade da mandíbula de um cão, vê-se que há uma estrutura a mais, uma saliência romba, chamada de processo, presente somente nos carnívoros.

Bactéria de alta mortalidade entre os animais? Clostridium!

O gênero Clostridium possui grande importância na medicina veterinária, pois causa doenças (principalmente o tétano) de alta mortalidade na maior parte dos animais. “Suas espécies possuem bastonetes gram-positivos, são grandes, anaeróbios, endósporos, em sua maioria móveis, com catalase e oxidase negativas. Variáveis em relação ao tamanho, localização e forma”, explica Dra....

O esôfago tem três porções. Saiba agora quais são elas!

O esôfago é dividido em três porções: cervical, torácica e abdominal. Durante o caminho da porção cervical para a torácica, temos um ponto crítico, isso porque o esôfago passa entre as duas primeiras costelas, o que traz uma limitação anatômica.

Escherichia coli. Você sabe tudo sobre essa bactéria?

A Escherichia coli é uma bactéria muito versátil e possui, pelo menos, 200 sorotipos já identificados, explica Dra. Magna Coroa Lima, professora do Curso CPT Microbiologia Veterinária. Esta bactéria pode se tornar: Comensal: comum na microbiota do cólon e importante para o funcionamento normal do intestino. Oportunista: patógeno potencial para humanos (inúmeras doenças) e para quase...

Osteologia de animais domésticos: sincrondose x sinostose

Entre as duas mandíbulas, em um local de grande abundância de tecido cartilaginoso, ocorre uma união. Essa união entre as mandíbulas (nesse local específico) é chamada sincondrose. Por outro lado, em todas as espécies de animais em que se ocorre a fusão dos ossos (ossificação) sem a presença do tecido cartilaginoso, dá-se o nome de sinostose.

Primeira e mais importante vacina dos bezerros? O colostro!

Ao nascer, o bezerro não possui a capacidade de eliminar os principais patógenos envolvidos nas infecções. Justamente por isso, é necessário garantir que o animal receba os anticorpos por meio do colostro, explica Dr. Paolo Antônio Dutra Vivenza, professor do Curso CPT Clínica Médica de Bovinos.

Vacinação do rebanho leiteiro: como implantar o calendário?

A implantação do calendário de vacinação é o primeiro passo para o manejo sanitário, explica Dr. Paolo Antônio Dutra Vivenza, professor do Curso CPT Clínica Médica de Bovinos. Existe um calendário geral adequado para todas as fazendas, mas é necessário também atender às necessidades de cada propriedade.

Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas: quando instalar?

Todas as edificações são expostas a danos por descargas atmosféricas, mas edifícios, por serem mais altos, ficam ainda mais vulneráveis, explica Dr. Paolo Antônio Dutra Vivenza, professor do Curso CPT Clínica Médica de Bovinos. Por isso, é muito recomendada a instalação de SPDA (Sistema de Proteção contra descargas Atmosféricas) em prédios, que também necessita de um projeto...

6 dicas para instalar eletroduto de ligação entre pavimentos prediais

De acordo com Alex de Freitas Bhering Cardoso, professor do Curso CPT Capacitação de Eletricista - Instalação Elétrica de um Prédio Residencial, “A interligação da prumada do prédio entre os andares é feita por um eletroduto de PVC de 75 mm de diâmetro, o qual conectará o padrão inferior ao padrão do segundo pavimento.”

Fique por dentro das novidades!