WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

7 dicas para uma correta coleta de sêmen equino

Segundo Prof.ª Bruna Waddington de Freitas, do Curso CPT Reprodução de Equinos, “É fundamental observar o ambiente em que será realizada a coleta de sêmen de um equino”

7 dicas para uma correta coleta de sêmen equino   Artigos CPT

Segundo Prof.ª Bruna Waddington de Freitas, do Curso CPT Reprodução de Equinos, “É fundamental observar o ambiente em que será realizada a coleta de sêmen de um equino”. De preferência, o local definido para essa prática deve ser um redondel, justamente por ser um local plano, ausente de pedras, buracos ou de obstáculos que podem atrapalhar o animal, o condutor e pessoas responsáveis pela coleta.

Para uma correta e eficiente coleta de sêmen, basta seguir as 7 dicas abaixo:


1- A égua em cio deve ser posicionada devidamente condida em um mourão. Essa disposição permite a movimentação do garanhão e das pessoas responsáveis pela coleta com segurança.

2- A condução do garanhão deve ser feita de modo tranquilo para que expresse o comportamento sexual e a libido de forma adequada.

3- A partir do momento em que o garanhão entra em contato com a égua em cio, rapidamente expõe o pênis. Nesse momento é importante que o médico veterinário aguarde a ereção completa do animal para que a coleta possa ser efetuada com segurança.

4- O condutor deve respeitar o comportamento do animal manejando-o para que se movimente em torno da égua.

5- Quando o animal realizar a monta, o médico veterinário deverá se aproximar e segurar o pênis do animal para introduzi-lo na vagina artificial. Em seguida é necessário permanecer próximo ao garanhão e aguardar o final da ejaculação, conforme as imagens abaixo:

Coleta de sêmen equino   Artigos CPT

Foto: (A) O garanhão realiza a monta, (B) o veterinário se aproxima e segura o pênis do animal e (C) introduz o pênis na vagina artificial.

6- Quando o garanhão começar a sapatear e bater a cauda são sinais de que está ejaculando. Nesse momento, o veterinário deve abrir a torneira da vagina artificial, para esvaziar a água, retirar a pressão da mesma e afastar-se imediatamente do animal.

7- Após garantir o ejaculado de maneira segura e correta, o próximo passo é encaminhar o material ao laboratório para dar início à análise seminal em que serão observadas as características do sêmen coletado.

O sêmen coletado deverá ser encaminhado ao laboratório, imediatamente após a coleta, para reduzir as chances de exposição do material à luz e evitar a ocorrência de choque térmico por calor ou frio.

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Vai coletar sêmen equino? Você vai precisar desses materiais

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!