WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como filtrar o leite para fabricar queijos?

A filtração do leite tem como finalidade remover matérias estranhas presentes no leite, como pelo e substâncias insolúveis, apesar de não remover as bactérias do leite

Como filtrar o leite para a fabricar queijos?   Dicas CPT

A filtração do leite tem como finalidade remover matérias estranhas presentes no leite, como pelo e substâncias insolúveis. A filtração não remove bactérias do leite, porém os filtros higiênicos podem reduzir a carga bacteriana do produto, dependendo, obviamente, do tipo de sujidade. “Já o emprego de filtros mal higienizados, ou daqueles onde a periodicidade da troca do elemento filtrante não é obedecida, podem causar o aumento da carga bacteriana no leite”, explica Prof. Juliano Gomide Souza, do Curso CPT Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade.

O leite deve ser filtrado antes da pasteurização, para se evitar que partículas estranhas possam “proteger” os microrganismos durante o tratamento térmico. A filtração também é realizada com a chegada do leite na plataforma de recepção. Observa-se que, em alguns laticínios, o filtro é instalado após a bomba, o que deve ser evitado, pois a bomba funciona como um liquidificador, triturando grande parte das sujidades, que não serão filtradas, o que constitui um grande risco para os produtos, diminuindo a eficiência da filtração. Portanto, os filtros devem ser instalados antes da bomba e tanto o filtro quanto a bomba devem ser bem calculados para se evitar problemas futuros.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Laticínios.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!