WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como tirar galinhas do choco, você sabe?

O choco é uma condição fisiológica das aves caracterizado por uma alteração de sua rotina diária de alimentação, de comportamento, tentando bicar e amedrontar quem se aproxima do ninho

Como tirar galinhas do choco, você sabe?   Dicas Cursos CPT

O choco é uma condição fisiológica das aves caracterizado por uma alteração de sua rotina diária de alimentação, de comportamento, tentando bicar e amedrontar, pelo arrepio das penas e voz ameaçadora, quem se aproxima do ninho. As aves chocas passam a maior parte do dia no ninho sobre os ovos.

“Durante o choco, ocorre uma falência do ovário e do oviduto, que regredirão, interrompendo a postura de ovos. Esta situação é indesejável numa produção semi-intensiva e intensiva”, afirma Maria do Carmo Arenales, professora do Curso CPT Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura. Algumas medidas simples poderão ser tomadas para evitar o choco, tais como: impedir o pernoite das aves no ninho, colher os ovos várias vezes ao dia, para impedir o seu acúmulo, evitar a redução do fotoperíodo.

As aves possuem, no ventre e no peito, terminações nervosas que, em contato com os ovos, estimulam a síntese de prolactina, que, por sua vez, inibe a liberação de estrógenos. O hormônio estrógeno atua mantendo a atividade de postura. A redução do fotoperíodo também atua estimulando a síntese de prolactina.

Se, por um descuido qualquer, houver o aparecimento de choco, podemos utilizar alguns artifícios para interromper tal estado. Dentre estes, temos: isolamento das aves do ninho, com ração à vontade e luz durante 24 horas, durante dois dias; imersão da ave choca duas vezes, por alguns segundos em um balde com água fria.

Todos os métodos utilizados visam interromper através do medo a secreção dos hormônios responsáveis pela condição do choco.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Devo alimentar galinhas com MANDIOCA?
- Bananeira na alimentação de galinhas? Como assim?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Josué Ferreira Silva

6 de jun. de 2021

Quero fazer o curso de criação de galinha caipira

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de jun. de 2021

Olá, Josué Ferreira

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!