Tanto para o tratamento de sintomas internos como para problemas externos, as plantas medicinais podem ser usadas na forma de chás. Conheças os principais processos utilizados para preparação de chás medicinais:
1) Infusão: consiste em despejar água fervente sobre a erva fresca ou desidratada, deixando-se repousar por 5 a 10 minutos, de preferência tampado. Após o repouso, o chá deve ser filtrado. Essa forma de preparo é indicada para flores e folhas de textura fina.
A proporção da erva vai depender da finalidade do uso. Para uso interno, geralmente, recomenda-se a proporção de uma a duas colheres de chá de erva para uma xícara de chá de água. Para uso externo a proporção pode ser maior.
Exemplos de flores: camomila, calêndula, artemísia, sabugueiro, dente-de-leão.
Exemplo de folhas e caules finos: hortelã, malva, poejo, capim-limão, picão, melissa, hera-terrestre.
2) Decocção: é indicada para raízes, cascas, sementes e folhas de textura grossa. A erva é colocada na água fria, na proporção de uma a duas colheres de chá da planta fresca ou seca para cada xícara de água. Em seguida, o chá é levado ao fogo e deve ferver durante 3 a 20 minutos, dependendo da textura da erva.
Se forem folhas, deve-se ferver por apenas três minutos; se forem raízes, cascas ou sementes duras, podem ferver por até 20 miutos. Após o cozimento, o chá deve repousar por 10 a 15 minutos, tampado. Em seguida, deve ser filtrado. A dosagem de erva pode ser maior quando se trata de uso externo.
Exemplos: barbatimão (casca), batata-de-purga (tubérculo), unha-de-gato (tubérculo), cumaru (sementes, casca), erva-doce (sementes), romã (frutos), ipê-roxo (casca), salsaparrilha (raízes), sucupira (sementes).
3) Maceração: a planta é colocada, amassada ou picada, de molho em água fria, durante 10 a 24 horas, dependendo da parte utilizada.
Folhas, sementes e partes tenras ficam de 10 a 12 horas. Talos, cascos e raízes duras, de 22 a 24 horas. Após cumprido o período de maceração, o chá deve ser coado.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.