
O processo de reversão sexual de tilápias consiste em fornecer às larvas, durante 30 dias, hormônios masculinizantes. Isso deve ser feito, também, porque os peixes machos dessa espécie apresentam maior taxa de crescimento, algo em torno de 30% a mais, em relação às fêmeas.
“A reversão sexual irá garantir que mais de 95% dos alevinos de tilápia comercializados sejam do sexo masculino, permitindo, assim, que os peixes atinjam o peso ideal de abate em menor espaço de tempo”, afirma Manuel Vazquez Vidal Junior, professor do Curso CPT Criação de Tilápias.
Depois que os filhotes atingem o tamanho ideal para comercialização, eles serão cultivados em outra piscicultura, isto é, passarão para a segunda fase do processo, que é denominada “recria”, até se tornarem peixes juvenis.
Para que possam funcionar legalmente, os criatórios especializados na criação de alevinos precisam ser regulamentados, ou seja, devem ser devidamente registrados na “Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca” do Estado a que pertencem.
Portanto, independente da espécie de alevinos que o produtor pretende adquirir, a maneira mais segura de obtê-los, com a qualidade adequada, é comprando-os em criatórios especializados, devidamente registrados no órgão competente, e que, além disso, sejam idôneos e reconhecidos no mercado.
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Posso criar tilápia, surubim e pacu em um mesmo tanque?
- Há como identificar o sexo de alevinos de tilápias?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

abel dos santos
9 de set. de 2021me intereco no curso de criação de peixes

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de set. de 2021Olá, Abel! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.