WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai construir um capril? Olho vivo nessas dicas!

Em qualquer sistema de produção, os animais estão sob a ação do ambiente, das instalações, e das práticas de manejo, que podem prejudicar ou ajudar o animal em seu potencial de produção

Vai construir um capril? Olho vivo nessas dicas!

Em qualquer sistema de produção, todos os animais estão sob a ação do ambiente, das instalações, e das práticas de manejo, que podem prejudicar ou ajudar o animal na expressão de seu potencial de produção. “O produtor de leite pode interferir no ambiente de vida desses animais, buscando aumentar o conforto, obtendo, com isso, melhor desempenho do rebanho”, explica Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, professora do Curso CPT Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução.

O conforto tem forte relação com fatores como o frio, o calor, a insolação, a chuva, a umidade, o manejo empregado e os fortes ventos. Fatores e intempéries podem ser controlados e amenizados, ou mesmo anulados no âmbito da produção dos caprinos, utilizando-se instalações adequadas. É preciso lembrar que as instalações interagem com todas as etapas produtivas dos sistemas de produção, podendo facilitar e reduzir a mão de obra para as tarefas diárias, favorecer o manejo do rebanho e o controle de doenças, dar mais segurança aos animais e aos tratadores. As cercas dividem as pastagens, enquanto em galpões são armazenados os insumos.

As instalações mais importantes na criação de caprinos são as seguintes:


- Centro de manejo (curral de manejo): local onde os animais são reunidos para as diversas práticas de manejo como marcação, vacinações, vermifugação, pesagem, entre outros.
- Saleiros: estrutura necessária para o fornecimento de mistura mineral, também conhecida como sal mineral ou simplesmente sal.
- Apriscos: estrutura destinada ao abrigo dos animais que, em determinadas situações, é utilizado só à noite, e em outras todo o tempo (confinamento de reprodutores ou de cabras em lactação em confinamento).
- Pedilúvio: estrutura em forma de tanque, com profundidade de alguns centímetros, suficiente para que os pés dos animais sejam mergulhados em solução de produto veterinário usado no combate a doenças dos cascos. Deve estar localizado na entrada do centro de manejo ou dos apriscos, ou mesmo no brete de manejo, de forma que os animais sejam todos obrigados a passar por ele.
- Currais: áreas cercadas onde os animais podem ser reunidos para diversos tipos de manejo que não exijam contenção.
- Esterqueiras: local onde as fezes recolhidas nos currais, nas instalações de confinamento ou ordenha, são depositadas até sua destinação final.
- Bretes: estrutura de madeira, com formato de um corredor, usada para direcionamento e contenção coletiva dos animais durante o manejo.
- Cercas: podem ser convencionais (de arame liso ou farpado) ou elétricas.
- Comedouros: também chamados de cochos, são locais para colocação de alimentos sólidos consumidos pelo rebanho.
- Sala de ordenha: local onde é feita a coleta do leite, que pode ser manual ou mecânica.
- Bebedouros
- Galpões

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!