WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

22 de março – Dia Mundial da Água

Hoje é o dia do nosso bem mais precioso: a água!

Menino bebendo água na torneira

A água é um bem essencial para qualquer ser humano. Sua principal função no nosso organismo é a hidratação, atuando, ainda, no transporte de substâncias, como solvente, como reguladora de temperatura, participante de reações químicas, entre outras funções de grande importância para a manutenção da nossa vida.

Ainda que o planeta terra esteja completamente cheio de água, estima-se que menos de 1% esteja disponível para ser consumida, sendo que, essa quantidade não está distribuída uniformemente. A consequência disso é que alguns lugares possuem água em abundância e, outros, em falta.

A data foi escolhida para ser um dia de conscientização sobre o correto uso da água. Esse 1% que está disponível sofre com a poluição e o desperdício. O uso consciente é a melhor forma de garantir que ela esteja sempre disponível no nosso planeta. No dia 22 de março de 1992, ano em que se instituiu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água, a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água.

Nessa declaração, estão dispostos 10 artigos que ressaltam a importância da água em nossa vida e em nosso planeta. Proclamada com a intenção de atingir a todos os indivíduos, povos e nações, ela destaca, no artigo 4º que “o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.”.

Ainda ressalta, no artigo 7º que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. Portanto, nesse dia tão importante, considere utilizá-la de forma mais consciente! Nosso bem mais precioso depende da sua colaboração para estar sempre disponível.


“Nos esquecemos que o ciclo da água e o ciclo da vida são uma coisa só!”. – Jacques Y. Cousteau







Fontes: Brasil Escola – brasilescola.uol.com.br
Biblioteca Virtual de Direitos Humanos – direitoshumanos.usp.br


por Renato Rodrigues

 

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!