WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Milho e soja, respectivamente, são as melhores fontes energética e proteica

Esses grãos estão sempre presentes na alimentação animal

O milho apresenta alto nível de energia, e a soja, de proteína.

O grão de milho triturado é o concentrado energético mais utilizado para nutrição animal em todo o Brasil. A cultura é tradicional e está presente nas principais regiões de criação. Seu valor nutritivo é considerado excelente, principalmente pelo nível de energia. Ele apresenta 8,5 a 9,0% de proteína bruta e 0,25% de fósforo.

O alimento constitui a base energética das rações de todos os animais domésticos e é também muito utilizado na alimentação humana. O professor Gilmar Ferreira Prado, no curso Alimentação de Gado de Corte, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, alerta que “cuidados devem ser tomados em relação ao armazenamento, que deve ser feito com, no máximo, 14% de umidade”.

A soja é a fonte de proteína de melhor qualidade para a alimentação animal e apresenta alto teor energético, pela significativa quantidade de óleo. Tem baixo teor de cálcio, de fibra, e pouco caroteno e vitamina D.

Por causa do grande teor de óleo, pode provocar diarreia nos animais; por isso, é recomendável utilizar, no máximo 2,0 kg por UA/dia, no estado fresco. Além disso, precisa ser triturada diariamente, para que não ocorra rancificação das gorduras. Também contém uréase, enzima que degrada a ureia em amônia; assim, não pode ser misturada em rações.

“O farelo de soja é seu principal subproduto, resultante do esmagamento para retirada do óleo, utilizado para alimentação humana. Não tem limitação de uso e pode compor 100% do concentrado proteico das rações e dos suplementos”, afirma o professor Prado.

É comercializado na forma a granel (peletizada) ou farelado (ensacado). A primeira é mais indicada para uso em maiores quantidades, quando armazenada em silos graneleiros, principalmente nas indústrias de rações ou em grandes propriedades.

Curso CPT - Alimentação de Gado de Corte

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

bruno lançanova dos santos

6 de jul. de 2017

bom dia que tipo de mistura eu posso fazer para ter mais energia para uns terneiros que tenho na pastagem de aveia,eu tenho milho,concentrado bov 32% de proteina e sal mineral 63

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de jul. de 2017

Olá, Bruno.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. É necessário formular a ração combinando diferentes tipos de alimentos energéticos, proteicos, volumosos, suplementos minerais e vitamínicos e aditivos, a fim de garantir um bom desenvolvimento da sua criação.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!