
Origem do dia comemorativo
O Dia da Empregada Doméstica surgiu para homenagear Santa Zita, nascida na Itália em 1218. Falecida em 27 de abril de 1978, passados alguns anos, o Papa Pio XII concedeu sua canonização e tornou-a Santa. Zita tornou-se a padroeira dos empregados domésticos e sua fama disseminou-se pelo mundo, incluindo o Brasil. Os católicos a conhecem por sua generosidade com os pobres - a jovem doméstica doava o pouco que recebia de seus patrões aos menos favorecidos.
Conquistas da classe profissional
De 1978 - quando a profissão foi regulamentada pela Lei nº 5.859, passando por 1988 - quando a Constituição Federal garantiu à classe o direito ao 13º salário, ao vale-transporte e à Previdência Social, até chegar a 2013 - quando a PEC das Domésticas regulamentou a jornada de trabalho dos empregados domésticos, os responsáveis pela arrumação e organização dos afazeres domésticos lutaram bastante e realizaram várias conquistas. Por isso, hoje, dia 27 de abril, os Cursos CPT vêm homenagear todos os profissionais da categoria.
Parabéns a todos que trabalham, com afinco, nos lares brasileiros, e prestam serviços de limpeza e cozinha, parabéns às governantas e babás, parabéns aos caseiros, chacareiros, jardineiros, motoristas particulares, enfermeiros e a todos da classe. Estejam certos de que vocês fazem muito por nosso país, pois colaboram com o bem-estar de muitas famílias brasileiras e com o desenvolvimento do Brasil.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Jusbrasil e UOL Notícias.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.