WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pessoas precisam ser calibradas?

Prof. Nelson Fernandes Maciel, Diretor-Presidente do Grupo CPT.

 Prof. Nelson Fernandes Maciel
Diretor-Presidente do Grupo CPT



Calibração, palavra comum em nosso dia a dia e que, normalmente, se refere a instrumentos, máquinas e relógios. Estas peças para funcionar corretamente e atender às nossas necessidades precisam estar calibradas.  

A calibração é feita tomando-se como referência um aparelho padrão. Os nossos relógios são calibrados tomando-se como referência um relógio altamente preciso instalado em Brasília-DF. Um instrumento de medição elétrica é calibrado tomando-se como referência um aparelho considerado padrão, fabricado para este fim, com componentes especiais para não sofrer influência das variações do tempo, da temperatura e da umidade do ambiente.

E as pessoas precisam ser “calibradas”? A resposta é sim.

Veja que, na maioria das vezes, os colaboradores quando iniciam no seu trabalho, eles estão motivados, buscam aprender a função, cooperam com os colegas e cumpre os horários.

No entanto, com o passar do tempo, eles, com algumas exceções: ficam mais acomodados e preguiçosos; reduzem a produtividade; não são mais tão pontuais; fazem questão de esquecer as “Normas e os Procedimentos”; e perdem a motivação. Eles ficam descalibrados.

Assim, não basta apenas qualificar e motivar pessoas, é preciso calibrá-las. É preciso repetir sempre: a filosofia, a visão e os valores da empresa; as “Normas de Procedimentos”; a importância do respeito aos colegas e clientes; o valor do trabalho ético e da produtividade.

Os nossos relógios são calibrados tomando-se como referência um relógio altamente preciso instalado em Brasília-DF

A calibração é feita tomando-se como referência um aparelho padrão

 

No entanto, o maior fator de calibração é a peça padrão. A peça padrão, tomada como referência, é você professor, chefe de setor, supervisor, gestor ou diretor.

Se você está focado no seu trabalho, cumpre seus horários, executa as suas funções como um líder, procede como uma pessoa de confiança escolhida pela empresa e é um exemplo a ser seguido, os seus colaboradores serão bem calibrados, pois a referência é uma peça padrão calibrada.

Agora, se você é uma peça considerada padrão e está descalibrada, a sua equipe, com certeza, estará descalibrada, por mais que repita os diversos conceitos necessários para a calibração.

Diretores e chefes de setores, muitas vezes, não entendem por que não conseguem manter bons profissionais, por que muitos enrolam e não executam suas funções, e nenhuma remuneração extra consegue acordá-los. Isto porque estamos trabalhando com cérebros. E cérebros precisam de repetição e ser calibrados continuamente com base em um excelente padrão de referência.

Boa semana e bom trabalho!

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!