Um homem de meia idade, terno e gravata, sentado em uma cadeira em sua sala, dando várias ordens e tendo inúmeras reuniões, sob o comando de uma multinacional. Essa é a visão que que muitas pessoas ainda têm de um empreendedor. Porém, atualmente existem vários outros perfis, com personalidades e posturas totalmente diferentes do que conhecemos.
Jose Carlos Maron Júnior, autor do Livro AFE Por Trás do Sucesso das Empresas, explica que hoje não existe uma fórmula para adquirir o sucesso em todos os empreendimentos, existem atitudes empreendedoras e habilidades que são essenciais para um bom administrador fazer com que sua empresa seja destaque e que seus funcionários sejam motivados e orgulhosos por estarem ali.
Para quem deseja empreender, felizmente, hoje o cenário é diversificado e permite uma variedade no perfil do empreendedor, aumentando suas chances de prosperar em um mercado onde cada vez mais é exigida a inovação.
Conheça a seguir alguns dos principais tipos de empreendedores comuns no Brasil, bem como suas características:
Franqueado e franqueador
Muitas pessoas não consideram esse perfil como empreendedor. No geral, o franqueado tem como objetivo principal uma renda mensal e retorno rápido do seu investimento, a partir de um negócio que já possui imagem consolidada. É um dos tipos mais comuns no mercado e desempenha papel importante na economia. Por outro lado, o franqueador projeta um retorno mais demorado, mas consolidado, expandindo seus horizontes e alcançando um público maior.
Cooperado
Esse tipo de empreendedor trabalha de forma autônoma, mas em conjunto a alguma comunidade ou companhia, somando seus resultados aos da empresa. Seu objetivo não é o crescimento ligado ao negócio atrelado, pois, no geral, possui poucos recursos e quer assumir poucos riscos. O ponto forte do empreendedor cooperado é o trabalho em equipe. Artesãos, costureiros e redatores são alguns dos exemplos desse tipo de empreendedor.
Informal
O empreendedor informal surge mais pela necessidade do que pela vontade de ter um negócio. É o tipo mais comum em nosso país e seu objetivo é um retorno rápido, sem perspectivas de futuro. Pela característica de não buscarem grandes resultados, assumem poucos riscos, o que pode, “por acidente”, provocar expansão no seu trabalho e torna-lo um grande empreendimento.
Social
Em uma sociedade cada vez mais crítica, sobretudo os jovens, o empreendedor social vem crescendo satisfatoriamente. Seu objetivo é o lucro e o crescimento profissional, atrelado a algum serviço social, que beneficie um grupo de pessoas carentes ou necessitadas.
Individual
Semelhante ao informal, o empreendedor individual precisa empreender para sobreviver. A diferença está na necessidade de um MEI, cadastro de Microempreendedor Individual. Ainda que trabalhem de forma independente, objeta um crescimento rápido e particular, como é o caso de advogados e contadores.
Público
Carrega consigo as características do empreendedor cooperativo e social, como o trabalho em equipe e o engajamento social, aplicando-as no âmbito governamental. Trata-se, por exemplo, de funcionários públicos, que identificam possibilidades de otimizar serviços essenciais à população.
Corporativo
Muito procurado pelas empresas, é o funcionário que empreende projetos onde trabalha. Além de promover a instituição onde trabalha, também busca realizações pessoais e profissionais, que deseja crescer na carreira e agregar valor à empresa.
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Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues